Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

COMENTÁRIO CRÍTICO DE ROMANOS 7.20

Texto em Romanos 7.20:    eiv de  o] ouv qe,lw Îevgw.Ð tou/to poiw/( ouvke,ti evgw. katerga,zomai auvto. avlla. h` oivkou/sa evn evmoi. a`marti,aÅ

“  Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim”.

egw B C D F G 104. 1241. 1506. 2464 pc latt sa; Meth / txt a A Y 33. 1739. 1881 c bo; 
Cl

Os códices que omitem evgw., são os seguintes: B ou vaticano escrito no início do IV século, reconhecido como o mais valioso de todos mss. do NT. O C ou Efraimita, um palimpsesto, o mais importante do NT, escrito no século V. O D ou Beza o mais antigo bilíngüe do NT, escrito no final do século V. e ainda o F, G, e os mss. 104. 1241. 1506. 2464 e uns poucos latt.
Os que trazem evgw. são: txt a ou Sinaítico, o primeiro na lista do NT, da primeira metade do século IV. O A ou Alexandrino que contém quase todo o NT. Foi escrito no inicio do século V. O texto em sua maior parte é inferior, mas é o melhor ms. No que diz respeito ao Apocalipse. O Y é um Lauriense da família Bizantino e majoritário. Alguns mss. (33. 1739. 1881) e o textoc.

Evidencia externa
O “álef”, o A , e o Y da família Bizantino e majoritário são mais antigos e a igreja o conhece.

Evidencia interna
A comissão do NA27 adotou o pronome porque é marjoritário (Bizantino), e certamente por causa da tradição da igreja que conhece. Porém coloca entre parentes [  ], porque discordam dos mss. que adotam, mesmo sendo confiáveis e antigos. Segundo paroshi, o pronome se harmoniza com o livro, pois é comum o apóstolo Paulo usar “evgw.”, com ênfase na sua condição de pecador. Como podemos perceber nos versículos, 9, 10, 14ss. E também a concordância Fiel do Novo Testamento trás em seu estudo a palavra “evgw.” de Rm 7.20, evidenciando a importância do mesmo no texto.

Trabalho da disciplina “Exegese do Novo Testamento, ministrada pelo Profº. Moisés Bezerril, do Curso Bacharel em Teologia do STNe, como obtenção parcial de nota. *Apresentado pelo, então, estudante José Francisco (Período 2008 - 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário