Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

SERMÃO EM EFÉSIOS 1.1-2

INTRODUÇÃO: 
Vivemos tempos difíceis para anunciar a mensagem do Evangelho. Não são poucos os que se apresentam como mensageiros de Cristo. Porém apresentam uma mensagem desvirtuada do verdadeiro poder de Deus. Prega-se muito sobre bênção para a vida física, emocional e financeira. Mas quando se pergunta por santidade, fidelidade as Escrituras e sobre as doutrinas cristãs, nos decepcionamos com as respostas. Que mensagem você quer ouvir? Qual programa lhe agrada mais? o que você gosta de ler? E se perguntamos: você é uma pessoa santa? Qual resposta ouvimos de pronto?
ELUCIDAÇÃO:
Autor: O apóstolo Paulo (1.1; 3.1). Data: 60-62 d.C.; Ocasião: O aprisionamento mencionado em 3.1; 6.20 é o mesmo referido em Cl 4.3, 10, 18. É provável que se refira aos dois anos de prisão domiciliar de Paulo (60-62 d.C.) em Roma, a qual é relatada em At 28. Os temas e a linguagem comuns a outras cartas paulinas são abundantes em Efésios; suas semelhanças verbais com Colossenses são especialmente notáveis.
Propósito: Ensinar aos cristãos em Éfeso a maravilha e as implicações prática de ser a igreja em Cristo.  Assim como a carta aos Romanos, Efésios fornece uma compressão única da teologia de Paulo, pois foi escrita quando Paulo pôde dar-se ao luxo de não ter de tratar de uma controvérsia local importante. O que se destaca em Efésios é a reverência com a qual o mistério da igreja é contemplado. Efésios descreve a igreja como a nova humanidade de Deus. Ela obedece a um grande propósito divino no mundo: proclamar Cristo e trazer homens à unidade nEle. Conciliação de todos em Cristos. (BÍBLIA DE GENEBRA).
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus,  2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

A MENSAGEM DE BENÇÃO “NUMA SAUDAÇÃO”
1.     O MENSAGEIRO DA BÊNÇÃO
a.     Paulo, apóstolo de Cristo Jesus; à Privilégio e obrigação = comissionado, procurador que substitui quem o mandou (2Co 5.16) .
b.      Por vontade de Deus;à Não permissão e sim autoridade (5, 9, 11).
O ministério apostólico cessou após morte do último. Autoridade das Escrituras é única e infalível. Regra de fé e prática.
Paulo apresenta-se como o remetente da carta. É apóstolo não por inspiração própria, ou por usurpação, nem mesmo por qualquer indicação do homem, mas por vontade de Deus. A igreja não nomeia apóstolos; eles são chamados por Deus.
2.     OS DESTINATÁRIOS DA BÊNÇÃO
a.     Os santos que vivem em Éfeso;à hagioi = Separados p/ Deus.
b.     Os Fiéis em Cristo Jesus, à pistoi = tem fé em Cristo. Fidelidade;
Paulo indica os destinatários da carta. Éfeso, capital da Ásia Menor, tinha mais 300 mil hab. A palavra Santo não quer dizer uma pessoa que não peca. Os santos não são pessoas mortas canonizadas, mas pessoas vivas separadas por Deus para viver uma vida diferente. E fiéis são todos aqueles que confiam em Cristo.
3.     O CONTEÚDO DA BÊNÇÃO
a.     Graça; à a graça é a fonte.
b.      Paz;à a paz é o sorriso de Deus que faz presente no coração dos redimidos.
Paulo roga bênçãos especiais para os destinatários. “A graça é causa da salvação, e a paz é o resultado dela. Essas bênçãos não emanam do homem; nem mesmo fluem da igreja. Elas só podem ser dadas por de Deus”. (Rev. Hernandes Dias).  Elas tem origem em Deus o Pai (Tg 1.17).
4.     A PROCEDÊNCIA DA BÊNÇÃO
a.     Da parte de Deus, nosso Pai;à.
b.     E do Senhor Jesus Cristo;à redime o coração, segurança da reconciliação por meio do sangue de Cristo, que é a verdadeira integridade e prosperidade espiritual. (Jo 14.27; Fp 4.7).
Paulo fala da procedência da bênção. A graça é pronunciada sobre os santos e crentes efésios. Esta palavra pode às vezes indicara bondade, como uma qualidade ou atributo de Deus ou do Senhor Jesus Cristo. Também pode descrever estado de salvação; e ou, a gratidão dos crentes pela salvação recebida ou ao espontâneo e imerecido favor de Deus, sua amorosa e gratuita bondade em operação, a salvação concedida aos pecadores sobrecarregados de culpa.


APLICAÇÕES:
1.     Embora não exista mais o apostolado, o cristão é um discípulo chamado por Deus para cumprir um propósito na formação do povo de Deus em todo mundo.
2.     Para cumprir esse propósito ele conta com a graça salvadora de Deus que proporciona paz no coração do pecador redimido.
3.     Essa mensagem é poderosa e produz resultados porque a procedência da mesma vem daquele que é poderoso para fazer cumprir tudo que lhe apraz. Tudo que glorifica seu santo nome.
Conclusão:
Queridos irmãos, se nós temos uma mensagem poderosa (as Sagradas Escrituras), porque vem do próprio Deus, devemos obedecer ao Ide de Jesus para anunciar o evangelho, que é o poder de Deus (Rm 1.16).
Somos discípulos, temos uma mensagem graciosa, uma mensagem que traz benefícios eternos, pois vem de Deus. Resta-nos ler, ouvir e praticar essas verdades. Amém.


Rev. José Francisco é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Ipanguaçu - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário