Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS DA ÉTICA CRISTÃ


Em termo metodológicos, nossa ética é teológica, cristã e evangélica.
1.      Teológica
Significa que a única maneira de se conhecer e fazer ética cristã é conhecer o Deus vivo. Ou seja, todo nosso estudo da vida moral do homem e de seu ideal será determinado e controlado pelo conhecimento de Deus e de sua auto-revelação nas Sagradas Escrituras, única fonte de autoridade da verdade – ética teocêntrica.
2.      Cristã
Por definição, a ética cristã é condicionada a Cristo, em quem encontramos a mais perfeita revelação da vontade de Deus... somente Cristo faz com que a ética cristã seja verdadeiramente ética cristã. Nossa vida Cristã é a vontade de Deus em Cristo Jesus, como se encontra revelada nas sagradas escrituras.
A centralidade da obra redentora e restauradora de Cristo é fundamental para nosso viver diário (2Co 5.15).
3.      Evangélica
Nossa reflexão ética parte do evangelho, das boas novas que Jesus Cristo pregou e viveu. O fundamento não é a igreja, mas tão somente o evangelho confiado a Igreja. Ela surge da revelação, compreensão e interpretação do evangelho. Portanto, a Bíblia é a única fonte e norma de ensino e prática cristã.


SISTEMAS ÉTICOS
A ética legalista: consiste em dar prioridade a um conjunto de regras e leis pré-fabricadas que supostamente capaz de orientar, não pelo espirito de seu sentido, mas pela letra morta de sua formulação, pela conduta mecânica e pela obediência cega do homem e m cada situação. A moralidade legalista é e grande parte negativa.
A ética antinômica – falta de lei. Permite que cada individuo se torne sua própria diretriz e norma, tomando decisões morais sem levar em conta qualquer princípio ou padrão, em que conduz ao liberalismo.
A ética teonomica - O Deus da Bíblia é o elemento decisivo nas resoluções éticas do cristão... a teonomica obedece a Deus, tendo uma noção de resposta, de relacionamento pessoal, de comunhão entre Deus e o homem numa realidade comunitária. Deus – Homem – Bíblia (Gl 5.6; 6.15; 2Co 5.15).

RELAÇÕES BÁSICAS DA ÉTICA CRISTÃ
O teólogo luterano Otto Dilschneider Afirma que a “ética evangélica tem a ver com a personalidade do e tão somente com ser humano e tão somente com ela. Todas as outras coisas deste mundo permanecem intocadas por esse ethos evangélico. As coisas do mundo não entram em sentido ético na zona de exigência dos imperativos éticos”. (O. Dilschneider, Die evangelische Tat, Bertelsman, 1940, p. 87).
Essa perspectiva é extremamente individualista e protecionista. Ela mantem o status quo da sociedade, pois o cristão não pode se conformar com a comunidade onde vive; pelo contrario, deve cumprir sua função de ser sal e luz, a fim de transformá-la através da presença real de Cristo, que determina suas relações com as estruturas sociais mundiais, estaduais, municipais e domesticas e com o seu próprio Criador.
A ética cristã verdadeiramente evangélica considera que o senhorio de Cristo é uma realidade presente na vida dos renascidos (2Co 5.15;10.5;Gl 2.20). Estes proclamam e vivem o senhorio de Cristo em todas suas relações interpessoais. Quando Zaqueu aceitou o Senhor Jesus como Salvador, não mudou apenas seu relacionamento com Deus, mas também com o próximo. Ele pagou restituições de até 400% às pessoas a quem havia enganado antes de sua conversão (Lc 19.8).
Por isso a ética cristã envolve várias relações básicas que podem ser agrupadas em forma trigonal, cujo centro é a perfeita revelação da Palavra de Deus.
                                                              Deus
                                                          (ética teísta)
                                          
                                                                     
Fluxograma: Fita perfurada: A      Ω                              




                                           ego                                         próximo   
                                   (ética individual)                                  (ética social)
Partindo deste quadro, podemos ver que a ética cristã trabalha com as seguintes relações básicas:
1. Ética individual (ego – ego): auto conservação, cultura própria, direção própria;
2. Ética social (ego – próximo):
a) ética social geral: deveres do individuo para com a sociedade (trabalho, trânsito, raça, cultura, economia, viúvas, viciados, menores, hospitais, relações nacionais e internacionais); e
b) ética domestica: relação matrimonial, relação paternal e filial, relação trabalhista;
3. Ética teísta (ego – Deus): devoção do intelecto a Deus, devoção do coração a Deus (1Ts 5.23).

Do Livro “A ÉTICA DOS DEZ MANDAMENTOS” Um modelo da ética para os nossos dias, De Hans Ulrich Reifler – Vida Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário