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quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fundamentos Filosóficos da Educação Cristã

"Como um reibeiro não sobe além da sua fonte, é assim provável que nenhum esforço educativo suba além de todo o esquema do pensamento que o deu a luz" (Charlote Mason, Educadora Cristã e reformadora do ensino na Inglaterra no século XIX)


Uma visão do mundo pode-se definir como uma coleção de pressuposições como base da qual prevêem os pensamento e atos. Uma visão Cristã do mundo é composta das crenças fundamentais cristãs que mais adequadamente descrevem o relacionamento entre Deus e sua criação.(Arthur Holmes, filósofo cristão)


O conhecimento filosófico é uma importante ferramenta na tarefa da educação cristã. Isto implicará em que o educador necessitará conhecer princípios e terminologias das diversas correntes filosóficas (Co 2.8).
Este conhecimento não relega a um 2º plano o conhecimento da escritura.
O educador cristão trava uma batalha pela mente do educando; logo, será necessário conhecer e entender as principais estratégias filosóficas, visando propriedade e eficácia no combate.
No que toca a educação moderna isto se torna mais evidente quando várias visões são colocadas ao mesmo tempo, concorrendo pela lealdade (pós-modernismo).
Toda construção filosófica é um processo que vai das conceituações e ou descrições até as formulações teóricas e práticas. As áreas específicas de estudo da filosofia podem ser detalhadas do seguinte modo: a metafísica é o estudo do que é a natureza da realidade e do que é constituída a realidade. a metafísica responde a pregunta "o que é a realidade?" e inclui disciplinas tais como teologia, antropologia, ontologia e cosmologia. A teologia é o estudo de Deus que, para educadores teístas, oferece o fundamento essencial, enquanto a antropologia é o estudo de pessoas, sociedades e culturas. A ontologia é o estudo do ser e da própria vida, e a cosmologia é o estudo do mundo e do ser material.
Uma segunda área de estudo é a epistemologia, o estudo do conhecimento, que responde à pergunta  "O que é a verdade?".
A axiologia, terceira área de estudo, é o estudo de valores e responde à pergunta "o que tem valor?".  Trata da ética e da estética. A ética é o estudo de juízos de valores e considera o que é bom ou certo. A estética estuda a beleza e considera o belo. Consideraremos sucintamente cada uma dessas áreas de assuntos com suas implicações para a filosofia da educação. 

conceitos
1° Metafísica: cunhado por Aristóteles, refere-se as questões básicas da realidade, como a natureza e essência das coisas,  causa e efeito, natureza do homem. É considerada a primeira filosofia; uma vez que examina a existência das coisas que não podem ser conhecidas ou entendidas por meio dos sentidos. Esta ferramenta possibilita aos educadores, entender os seus alunos, arquitetar métodos pedagógicos que preencherão estas necessidades. O maior concorrente da metafísica é o empirismo, posto que limita a inquirição apenas ao uso dos sentidos.
2º lógica: consiste no estudo dos argumentos. Pela lógica é possível construir idéias comunicando conceitos pela dedução das conseqüências de um conjunto bíblico.
3º estética: pela estética a seguinte pergunta é formulada: qual a estrutura pela a qual podemos considerar e avaliar a beleza na arte e na natureza?
4º ética: neste caso a seguinte pergunta é formulada: quais as bases, a natureza e as ações para o comportamento certo e errado?
5º epistemologia: a pergunta é: qual é a origem, composição e limites do conhecimento?  Uma posição sobre valores, em conjunto com visão correspondente da realidade e da verdade, determinará a escolha de propósitos e alvos no processo educativo.

Para todos esses campos filosóficos existe, primariamente, um conceito bíblico. 
Na metafísica Deus  é o fundamento de toda realidade. Logo, porque ele existe nós existimos; porque ele existe o Universo físico subsiste com ordem, uma vez que ele é o alicerce imperceptível.
Lógica: Na lógica, Deus é um Deus de verdade, sabedoria e lógica.
Estética: Deus fez todas as coisas belas. A beleza é um reflexo da harmonia do universo criado por Deus e uma função deste mesmo universo.
Ética: Deus imutável proporciona padrões imutáveis do bem e do mal. O atributo da santidade divina demanda que as vidas sejam enquadradas à sua vontade perfeita tendo como conseqüência desta conformidade bondade e felicidade em cada ato. 
Epistemologia: a verdade não depende dos seres humanos, a pesar das pessoas terem a capacidade de buscar e reconhecer a verdade, desde que saibamos que ela tem suas raízes em Deus somente.

CONSELHOS AO EDUCADOR CRISTÃO
Nunca se esqueça de conhecer biblicamente as categorias filosóficas e habilitar-se no conhecimento destas mesmas categorias segundo o século, a fim de que aproveite toda oportunidade para ensinar segundo Deus (conceitos e métodos) e para a sua glória.

Tarefa de fixação:
1º. Que papel a filosofia desempenha na tarefa da educação cristã?
2º. Como a filosofia pode afetar o educador cristão?
3º. Se a teologia é chamada a rainha das ciências e a filosofia sua auxiliadora, como a filosofia pode ser utilizada?

*Anotações de aulas de Educação Cristã do Prof° José Alex - 
Aluno: Zé Francisco do 4° ano de teologia no STNe.
Obs.: As anotações acima são apenas tópicos retirados do Livro "Temas Fundamentais da Educação Cristã", publicado pela Cultura Cristã. 

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