1) Definir o que é cosmovisão
2) Como se dar a formação de cosmovisão
3) Teste de cosmovisão
4) Mudança da cosmovisão
5) Quais elementos essenciais da cosmovisão
Conceito
1) A cosmovisão é o modo de ver o mundo! É a interpretação que fazemos da realidade derradeira. É o sistema de pressupostos que usamos para organizar e interpretar nossa experiência da vida. É literalmente nossa visão do Cosmo.
2) Uma cosmovisão “é um conjunto de pressuposições (hipóteses que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou inteiramente falsas) que sustentamos (conscientes ou inconscientemente, consistente ou inconsistentemente) sobre a formação básica do nosso mundo. (James W, Sire “O Universo ao Lado” p. 16).
Como se dar a formação de cosmovisão
a) Por meio dos elementos formadores de uma cosmovisão: Família, Cultura, Formação acadêmica, Relações sociais e Igreja.
b) Por meio de pressuposições básicas, crenças e ações coerentes sobre os assuntos mais importantes da vida. Avaliando as crenças sobre Deus, a realidade, o conhecimento, a moralidade e humanidade. Interpretando o mundo, legitimando as normas culturais, conceitos de justiça, de pecado e como lidar com este e as escolhas morais.
Teste de cosmovisão
Toda cosmovisão não somente pode como deve ser avaliada. A avaliação revelará os princípios e as possíveis incoerências.
1) Teste da Razão
a) O teste da lógica ou da não contradição. Esta lei da não-contradição estabelece que A não pode ser tanto B como não - B ao mesmo tempo e o no mesmo sentido. (o que é, é; Verdade é Verdade e não pode ser mentira e verdade ao mesmo tempo).
b) A presença de uma contradição lógica é sinal de erro. Há de ser uma coerência se nãohouver uma incoerência nas suas preposições básicas e no todo.
c) O teste da consistência lógica alerta quando à presença de erro; a ausência de contradição não garante a presença da verdade.
2) Teste da experiência exterior
a) Este aponta para o que o homem sabe do mundo e sobre si mesmo.
b) Uma pessoa age quando objetiva à reivindicação de uma cosmovisão que conflita com aquilo que sabemos ser verdadeiro acerca do universo.
c) Este teste mostra se uma cosmovisão é capaz de fornecer ajuda para entender o que percebemos.
3) Teste da experiência interior
a) Muitos desprezam a avaliação interior por dizer-se muito subjetiva (a lei de Deus gravada no coração).
b) Aspectos subjetivos: pensar, esperar, prazer, dor, crê, desejo, consciência moral, culpa ante o erro, pensar no que não existe etc. (cosmovisão que não considera estas questões plenamente não deve ser desconsiderada).
4) Teste da prática
a) Deve ser testada não somente na filosofia, mas também no Laboratório da vida. Uma coisa é uma cosmovisão passar por certos testes teóricos (razão e experiência); e outra é uma cosmovisão também passar num teste prático importante, a saber: uma pessoa que professa essa cosmovisão, pode viver conscistentemente em harmonia com o sistema que professa?Ou descobrimos que ela é forçada a viver de acordo com crenças emprestadas de um sistema concorrente? Tal descoberta deve produzir mais do que um embaraço.
Mudanças da cosmovisão
Acontecem no tempo quando surgem dúvidas sobre os elementos chaves da cosmovisão. E ainda quando a mudança parece ter sido súbita, ela é precedida de um período de crescentes incertezas e dúvidas.
Pessoas mudam seus pontos de vista a respeito de temas importantes por desconcertantes variedades de razões. Muitas são influenciadas por correntes de pensamentos filosóficos e religiosos. Também idéias se ajustam a cultura absorvendo ou rejeitando-a.
Embora todos nós possamos conviver com algum nível de incoerência, quando as contradições internas se tornam muito grandes, procuramos maneiras de reduzir essa tensão. Algumas vezes, as contradições são tantas que nossa cosmovisão não atende mais às nossas necessidades básicas. Se uma visão mais adequada não nos for apresentada, podemos rejeitar a velha cosmovisão e adotar uma nova. Estas mudanças de cosmovisão estão no âmago do que os cristãos chamam de conversão.
*Afirmamos que existe ma Escritura (Bíblia Sagrada) uma cosmovisão e que esta é verdadeira em todas as suas partes. Porém nem tudo sobre o universo é revelado na Bíblia. As tentativas humanas de compreender a verdade sempre têm limitações.
*Afirmamos que existe ma Escritura (Bíblia Sagrada) uma cosmovisão e que esta é verdadeira em todas as suas partes. Porém nem tudo sobre o universo é revelado na Bíblia. As tentativas humanas de compreender a verdade sempre têm limitações.
Elementos essenciais da cosmovisão
1) Deus: o elemento crucial. É aquilo que se diz ou não sobre Deus. Ele existe? Sua natureza (quem é Deus)? É pessoal? É uma força ou poder impessoal?
O Teísmo diz: Deus é infinito e pessoal Trino), transcedente e imanente, onisciente, soberano e bom. (*O universo ao lado, p. 27).
2) Metafísica = teoria da existência. Qual a relação entre Deus e o universo? É a existência do universo um fato bruto (fruto do acaso)? É o universo eterno? É mecânico ou possui propósito? Milagres são possíveis?
*Deus criou o universo como uma uniformidade de causa e efeito em um sistema aberto.
3) A Epistemologia = teoria do conhecimento. Esta distingue entre o verdadeiro e o falso. Há possibilidade de se obter algum conhecimento? Podemos confiar nos sentidos? Qual o papel da razão? Fé ou razão? É melhor dizer fé e razão. A verdade é absoluta ou relativa? Tudo isso se encaixa no campo da epistemologia. Esta, dentro da teologia, é relevante para a discussão da natureza da revelação da Bíblia e de sua interpretação.
*Como Deus, possuimos personalidade, autotrascedencia, inteligência (capacidade da razão e do conhecimento) etc.
4) Ética = teoria do valor. Crenças determinam ações, reações etc. A ética está preocupada com o porquê das ações. Refletem no sentimento, na palavra, nas ações etc. Como as pessoas devem se comportar? Como distinguir entre o bem e ou mal? O que devo valorizar? O que é o sumo bem? Para a teologia, a questão é: qual é a explicação correta da doutrina na vida do cristão? A ética se preocupa em avaliar e determinar o que deve ser feito com o universo.
*A ética cristã é transcedente e alicerçada no caráter de Deus como bom (santo e amoroso).
5) Antropologia. A natureza dos seres humanos são livres ou meros penhores de forças determinantes? Qual a relação da mente com o corpo? Qual o propósito da vida?E a morte?
*Os seres humanos foram criados bons, porém, devido à queda a imagem de deus tornou-se desfigurada... através da obra de Cristo, Deus redimiu a humanidade e começou um processo de restaurar a bondade.
É necessário que se saiba que existe conflitos dentro de uma mesma cosmovisão. Porém toda cosmovisão funciona como esquema conceitual interpretativo para explicar porque vemos o mundo como vemos.
O cristão tem a tarefa de desconstruir, pela fé e a razão, a cosmovisão do não-cristão e revelar os seus absurdos.
Quando confrotamos com a necessidade de fazer uma escolha entre proposições fundamentais de diferentes csmovisões concorrentes, deveríamos escolher aquela que, quando aplicada ao todo da realidade, nos dê o quadro mais coerente do mundo.
*Zé Francisco é Seminarista do 3º ano do curso de teologia no STNe em Teresina - Pi
O cristão tem a tarefa de desconstruir, pela fé e a razão, a cosmovisão do não-cristão e revelar os seus absurdos.
Quando confrotamos com a necessidade de fazer uma escolha entre proposições fundamentais de diferentes csmovisões concorrentes, deveríamos escolher aquela que, quando aplicada ao todo da realidade, nos dê o quadro mais coerente do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário