Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pregação ao Alcance de Todos - Hans Ulrich Reifler

A partir de hoje estarei publicando uma série de estudos retirado do Livro "Pregação ao alcance de todos". Serão publicações em doses homeopáticas para que não cansem o leitor. Nosso objetivo é ajudar àqueles que desejam conhecer um pouco sobre o assunto. 
Leia-se a palavra do autor:  Este manual didático foi elaborado a pedido do Seminário Cristão Evangélico do Norte para os professores, alunos e obreiros que se dedicam à propagação eficiente da palavra salvadora de Jesus Cristo à nossa geração.
Dividimos a matéria em três seções principais:
homilética fundamental
homilética material
homilética formal.

Na homilética fundamental, referimo-nos ao conceito de homilética, ou seja, abordamos questões introdutórias, tais como: origem, significado, tarefa, desenvolvimento histórico, problemas, características, conteúdo e importância da homilética evangélica.



Bibliografia Básica sugerida pelo próprio autor:
Para que o aluno esteja em condições de analisar sozinho um termo, estruturar um esboço e familiarizar-se com o texto, fazendo assim uma exegese bíblica, é indispensável que tenha suas próprias ferramentas.
O autor deste manual sugere que o aluno adquira o mais breve possível os seguintes livros, que estão colocados em ordem de prioridade a fim de possibilitar uma compra consciente:

1. Chave Bíblica, Edição Revista e Atualizada, Brasília, S. Bíblica do Brasil, 1970.
2. R. Shedd, ed., A Bíblia Vida Nova, São Paulo, Edições Vida Nova, 1976.
3. F. Davidson, ed., O Novo Comentário da Bíblia, São Paulo, Ed. Vida Nova, 1963.
4. J. D. Douglas, ed., O Novo Dicionário da Bíblia, São Paulo, Ed. Vida Nova, 1966.
5. S. L. Watson e W. E. Allen, Harmonia dos Evangelhos, Rio de Janeiro, JUERP, 1979.
6. W. L. Liefeld, Exposição do Novo Testamento, São Paulo, Ed. Vida Nova, 1985.
7. W. Robinson, A Pregação Bíblica, São Paulo, Edições Vida Nova, 1983.
8. J. Braga, Como Preparar Mensagens Bíblicas, São Paulo, Editora Vida, 1987.

1 A Homilética Fundamental

A homilética fundamental trata das questões introdutórias da matéria, visando uma compreensão objetiva de seus aspectos, tais como: origem, significado, tarefa, desenvolvimento histórico, problemas, características, conteúdo, importância e alvo da prédica evangélica.

ORIGEM, SIGNIFICADO E TAREFA DA HOMILÉTICA

O termo (homilética) deriva do substantivo grego "homilia", que significa literalmente "associação", "companhia", e do verbo homileo, que significa "falar", "conversar". O Novo Testamento emprega o substantivo homilia em 1 Coríntios 15.33 ... as más conversações corrompem os bons costumes.

Continuamos no Próximo... Até lá


Nenhum comentário:

Postar um comentário