Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

FÉ CRISTÃ E MISTICISMO


RESENHA
José Francisco do Nascimento

MATOS, Alderi Souza; NETO, Francisco Solano Portela; CAMPOS, Heber Carlos; LOPES, Augustus Nicodemus “Fé Cristã e Misticismo” – Uma avaliação bíblica de tendências doutrinárias atuais. São Paulo: Cultura Cristã, 2000. 171 p.

A Igreja do século XXI enfrenta um grande desafio a fé cristã; desafio esse que não é novo. Em todas as épocas a Igreja foi confrontada por doutrinas e tendências estranhas que ameaça a pureza da fé. Não foram poucos os homens cristãos que sofreram e até morreram, em lutas para defendê-la. É preciso está alerta aos ataques sutis que influencia líderes e membros. Têm se usados muitos atrativos para manter o crescimento numérico. Apela-se para tudo que possa dá status. A pergunta que se faz é: o que fazer ou como fazer para vencer esse grande desafio? O livro “Fé cristã e misticismo” apresenta uma avaliação bíblica nesta perspectiva.
Escrito por homens comprometidos com a pureza doutrinária, apresenta uma discussão coerente e necessária para o momento. Seus escritores são bem conhecidos por sua formação acadêmico-teológica e por seus escritos que muito têm contribuído para o fortalecimento doutrinário da Igreja evangélica brasileira. O livro está dividido em quatro capítulos.
Começa com rev. Alderi Souza de Matos, que faz um apanhado histórico dos grupos mais conhecidos denunciando suas ideias. Numa avaliação séria, Alderi demonstra conhecimento preciso no surgimento dos grupos pentecostais e neopentecostais e analisa suas manifestações sobrenaturais, uma vez que em nossos dias somos instruídos a buscá-los para legitimar o nosso cristianismo. Alerta para os malefícios desses grupos que promove divisões no “cristianismo evangélico”, influencia a liturgia e deturpam a teologia bíblica reformada.
O segundo autor, Francisco Solano Portela Neto, propõe uma avaliação bíblica dos fenômenos apresentados atualmente no meio evangélico fazendo alguns questionamentos lógicos e em seguida passa a respondê-los no que ele mesmo chama de ensaio. Solano procura principalmente examinar o campo neopentecostal por sua concentração nos fenômenos extraordinários, suas manifestações e na divulgação de sinais que tanto tem influenciado a Igreja, cruzando as linhas denominacionais. Para o autor, tais sinais e manifestações precisam ser examinados a luz da Escrituras. Solano aponta os ensinos do pentecostalismo numa expectativa de experiências, como algo que estaria faltando na vida do cristão. O autor alerta para o que a Bíblia nos revela sobre as manifestações extraordinárias e diz que temos dons do Espírito Santo para discernir os espíritos que atuam nas mesmas. O objetivo do autor com esse ensaio é direcionar o leitor a uma interpretação racional da hermenêutica do neopentecostalismo a luz das Escrituras. Nesse propósito, é preciso julgar e examinar as práticas e a firmeza das convicções dos chamados cristãos. Precisa ter discernimento espiritual para julgar os fenômenos e os operadores de sinais e maravilhas. O autor conclui conclamando os cristãos a olhar para os cincos pontos Reformados, os quais proporcionam esperança e livramento de teorias geradoras de doutrinas confusas e destruidoras.
Na terceira parte do livro Heber Carlos apresenta um ensaio sobre a profecia, adotando um método de comparação entre os profetas de ontem e de hoje, ou seja, os profetas do Antigo Testamento e os apóstolos do Novo Testamento. Depois, compara os apóstolos do Novo Testamento e os profetas das igrejas locais do Novo Testamento, mostrando funções básicas de cada um deles. Por último, o autor aponta o instrumento basilar, ou seja, a palavra de Deus para ser usado pelos profetas da igreja atual, pois somente a Palavra de Deus é útil para exortar, discernir, consolar, corrigir, edificar e livrar do perigo do extremo da profecia que leva os crentes a supervalorizar ou desprezá-las.
Alguns critérios bíblicos a ser observados na aplicação que desafia os profetas de hoje e que pode dirigi-los:
1 - Uma palavra aos que possuem dons proféticos para que anime, exorte e advirtam os crentes a viver pela Palavra de Deus;
2 - Uma palavra aos crentes em geral para orar e incentivar os profetas a exercitar os dons que receberam de Deus e para serem fiéis às Sagradas Escrituras.
No último capítulo do livro escrito por Augustus Nicodemus sobre o tema “A Batalha Espiritual” em perspectiva, o autor critica a ênfase das igrejas no Brasil nas lutas espirituais contra satanás e seus demônios, o que corresponde à difusão do misticismo e ao interesse pelo culto misterioso sobre anjos, milagres, sinais etc. Isso tem descaracterizado a igreja cristã, que substitui a pregação genuína das Escrituras, valorizando o exibicionismo sobrenatural. O autor não nega a existência de milagres hoje; no entanto, alerta para o exclusivismo ao extraordinário, inferiorizando os meios ordinários, como por exemplo: tomar remédio ser falta de fé e a pregação do evangelho não tem tanta importância para salvar os pecadores, pois os milagres substituem a mesma. Para o autor, estes movimentos polêmicos, têm trazido várias preocupações até mesmo a Igrejas e organizações internacionais quanto aos ensinos destes movimentos, pois muitos pastores e comunidades têm aderido, produzindo um cristianismo distorcido, deturpado, reduzido e incompleto, sem doutrinas fundamentadas nos princípios sadios da Palavra de Deus. O ensino de quebra de maldições torna-se perigoso pelo uso parcialmente de evidência bíblica (texto isolados), minimizando os efeitos da obra redentiva de Cristo.
O autor conclui apresentando alguns princípios bíblicos fundamentais que poderão orientar os crentes a cerca desse tema tão polêmico. Princípios como: a) Deus é Soberano Absoluto do seu universo, b) as coisas de Deus só podem ser conhecidas pelas Escrituras, c) a humanidade está decaída e debaixo do justo juízo de Deus conseqüências e, d) se alguém está em Cristo é uma nova criação. Segundo o autor, esses quatros pontos doutrinários tem sido a grande preocupação da Igreja que deve firmemente ser defendidos e ensinados. Só assim, haverá pouco espaço para que os erros da “batalha espiritual” penetrem nas igrejas cristãs.
O livro “Fé cristã e Misticismo” têm uma abordagem simples, mas pertinente, sobre um dos temas mais polêmico no meio evangélico brasileiro. Seus autores demonstram compromisso com as Escrituras e direciona os leitores a avaliar e examinar a luz das Escrituras Sagradas as tendências doutrinárias atuais a fim de defender os conceitos e as doutrinas de cunho reformados. Por essas e outra razões, recomendamos a leitura deste livro certo da ajuda que o mesmo prestará aos estudantes de teologia e aos líderes em geral preparando-os para o ensino correto das Escrituras Sagradas.

Trabalho apresentado para obtenção de nota
 no curso de teologia do STNe, Teresina, Pi.
José Francisco – aluno em 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário