QUAL É A SENTENÇA PESADA DO SENHOR?
Vós sois o peso, e eu vos arrojarei, diz o Senhor (Jr 23.33)
Mensagem de Jeremias 23.33
A presença dos profetas que desviavam o povo com os seus ensinamentos impunha a necessidade de se elaborar critérios para distinguir o verdadeiro do falso profeta. O comportamento característico dos falsos profetas: alguns deles chegam ao extremo de profetizar em nome de Baal (v. 13), mas estão corrompidos moralmente e incitam a cometer o mal, mesmo os que pretendam falar em nome do SENHOR (vs. 14-15); prometem paz e prosperidade, ao invés de chamar à conversão, despertando, desse modo, falsas expectativas (v. 17); não se recolhem no conselho do SENHOR (ver Jr 23.18, n.) e, devido a isso, não anunciam a palavra divina, mas o que eles mesmos inventam (vs. 16,25-27); além do mais, furtam mutuamente as mensagens que proclamam (v. 30).
Falam as visões do seu coração: A missão do profeta é anunciar a palavra de Deus. Portanto, a fonte da sua inspiração não está nele mesmo, mas na revelação que recebe do SENHOR. Cf. Jr 1.9-10; 15.16; Ez 3.1-4.
A primeira sentença é para que o povo mude de vida e escute e caminhe na palavra de Deus não na dos falsos profetas que era conveniente a todos eles.
A segunda sentença é para que a mensagem seja de Deus e não dos homens falsos que procuram agradar a eles mesmos.
A terceira, sentença - Deus reprovará todos aqueles que acham a sua Palavra pesada demais; “por isso, levantar-vos-ei e vos arrojarei da minha presença”,
Quando, pois, este povo te perguntar, ou qualquer profeta, ou sacerdote, dizendo: Qual é a sentença pesada do Senhor? Então, lhe dirás: Vós sois o peso, e eu vos arrojarei, diz o Senhor. Quanto ao profeta, e ao sacerdote, e ao povo que disser: Sentença pesada do Senhor, a esse homem eu castigarei e a sua casa.
Que sentença você quer ouvir: de benção ou maldição?; De vida ou morte? De presença de Deus ou de ausência de dele? Quer se achegar ou se afastar de Deus? DECIDA HOJE!
Autor: Zé Francisco.